Aula 10: A igreja é um projeto de Deus

aula-10

Para Deus, antes de Cristo vir ao mundo existia apenas dois tipos de povos: Israel e os gentios. Israel é o povo escolhido por Deus para ser luz para as nações e os gentios é o conjunto de todas as nações do mundo, exceto a Israel. Mas Israel pecou e se corrompeu atrás dos ídolos dos gentios, então Cristo veio ao mundo e por ele nasceu um terceiro povo, chamado de “Igreja”, que é composta de todos aqueles que aceitam e reconhecem Cristo como Filho de Deus e Salvador do mundo, independentemente de serem oriundos dos gentios ou dos israelitas. A igreja é fruto do trabalho de Cristo, realizado na cruz do calvário e foi criada como luz para as nações que estão em trevas. Todos podem entrar para a Igreja, de todas as línguas, raças e nações. O próprio Senhor Jesus nos disse que este evangelho deveria ser pregado a todo o mundo e quem cresse e fosse batizado seria salvo, mas quem não cresse já estaria condenado (Mc 16.16 / Jo 3.18).O israelita que aceita a Jesus Cristo como seu Salvador (Messias), passa a integrar a igreja e do mesmo modo que um gentio aceita a Cristo, deixa de ser gentio e se torna integrante da igreja. A igreja é um povo separado das nações, não segundo a carne, mas segundo o Espírito.

A igreja foi criada para anunciar o Evangelho de Salvação a todos e a fazer a diferença. À igreja foi dado poder e autoridade para operar sinais e maravilhas em nome de Jesus (Mc 16.15-18); foi dado autoridade sobre os demônios; foi dada autoridade sobre as enfermidades para que o nome de Jesus seja glorificado. Integrar a igreja é integrar a um povo mais do que vencedor e que vai entrar nos céus pelas portas como vencedor.

1. A promessa do surgimento da igreja

Quando o homem pecou, Deus em sua imensa sabedoria prometeu ao homem que nasceria um, que esmagaria a serpente e resgataria o homem para Deus. Portanto, a vinda do Salvador que compraria a muitos com o seu sangue já estava prevista desde o pecado do homem no Éden (Gnu 3.14-15).

Deus também prometeu a um homem de fé, chamado Abraão que nele seriam benditas todas as famílias da terra. Todos que tem a fé que Abraão teve em Deus, recebem a Cristo, o seu Filho como seu Salvador e pela fé alcançam a salvação prometida. Esta aliança que Deus fez com o patriarca Abraão, é conhecida até hoje como a Aliança Aramaica (Gn 12.3 / Gl 3.8).

2. O nascimento da igreja

A igreja nasceu no dia de pentecostes, pois somente após o recebimento do Espírito Santo a igreja recebeu ousadia e coragem para sair das cavernas e esconderijos para anunciar o evangelho publicamente a todos os povos e nações. Jesus semeou a igreja, quando começou o seu ministério aqui na terra. Escolheu doze discípulos que foram os futuros líderes da igreja e durante três anos os treinou incessantemente. Porem a semente germinou no dia de Pentecostes, quando da chegada do Consolador prometido.

3. A perseguição da igreja

Os primeiros cristãos que viveram a primeira era da igreja, conhecida por todos como a “igreja primitiva”, encontraram muitas dificuldades para dar seguimento ao “ide” de Jesus Cristo. Milhares pagaram com a própria vida por tamanha ousadia e fé, exceto o apóstolo João (Ap 1.9), todos os demais discípulos de Jesus Cristo, foram martirizados em nome da fé e junto com eles milhares de outros irmãos.

Ao longo da história, a igreja de Jesus Cristo foi implacavelmente perseguida por governos e pessoas inescrupulosas, os quais em algumas cidades conseguiram exterminar as igrejas locais. A idade média é conhecida como o período negro da igreja, pois acreditavam que não teria forças para prosseguir, mas ao final da idade média a igreja ressurgiu com toda força em muitas partes do mundo.

Há relatos comprovados historicamente de milhares de cristãos sendo lançados nas arenas romanas para seremos mortos e estraçalhados por leões famintos e por gladiadores; há relatos de perseguição implacável organizada e dirigida pela igreja católica com o tribunal da inquisição e tantos outros que encontramos em livros registrados. *Livros sobre a perseguição da igreja, você encontra em livrarias evangélicas especializadas.

O importante é que a igreja sobreviveu a todos esses ataques do mal e cumpri fielmente o seu propósito.

4. O propósito da igreja

A Bíblia diz que Jesus se manifestou ao mundo para desfazer as obras do diabo (1 Jo 3.8). E a igreja recebeu de seu Senhor a mesma missão, de se apresentar ao mundo, anunciar as boas novas de salvação a toda a criatura, independentemente de cor, credo ou posição social e desfazer as obras do diabo (Mt 28.19 / Mc 16.15-18).

Cristo nos disse que faríamos obras maiores do que ele fez (Jo 14.12) e realmente ao longo da história temos visto Deus usar e levantar muitos servos seus com ousadia tremenda para impactar o mundo. Mas o objetivo principal é ganhar o maior número de almas possíveis para o reino dos céus (Jo 3.16).

5. O caráter da igreja

A igreja tem o caráter de Cristo, justo correto e santo. As coisas do velho homem pereceram com ele, e o novo homem é nascido à imagem e a semelhança de Deus em caráter de pureza.

Devemos andar como ele andou (1 Jo 2.6). Em retidão diante de Deus e dos homens, nos separando da corrupção e do pecado, sendo exemplo de boas maneiras para influenciarmos o mundo com o nosso viver (Sl 1).

Jesus Cristo é o maior exemplo a ser seguido por todos (Mt 11.28-30 / Ef 4.3).

6. A esperança da igreja

A maior esperança da igreja é um dia poder encontrar-se com o seu Senhor nos ares (I Ts 4.15-17) e ir morar nos céus, na nova cidade que o Senhor nos prometeu (Jo 14.1-3 / Ap 3.12 / 21.2). Lá não haverá sofrimento, tristeza ou dor, pois o Senhor enxugará de nossos olhos todas as lágrimas e seremos consolados de toda a dor aqui na terra (Ap 7.17 e 21.4).

7. A igreja dos últimos dias

O Salmo 133, composto pelo rei Davi, é profético e nos mostra muito além do que normalmente podemos ver e entender numa leitura rápida. Ele contém uma revelação que conta à trajetória do nível espiritual da igreja desde a sua fundação até os seus últimos dias. Revelação semelhante, também se encontra nas sete cartas do livro da revelação (Apocalipse).

a) O óleo precioso, descrito no verso 2, se refere à unção do Espírito Santo que foi derramada na igreja desde a sua fundação

b) A cabeça de Arão representa os primeiros cristãos ou a igreja primitiva. A unção que desceu sobre eles foi muito forte e em grande quantidade, resultando em grandes milagres em tão pouco tempo (At 2.43 / At 8.13 / At 19.11).

c) A unção que foi derramada na cabeça escorreu ao longo das vestes. Observe que a parte superior das vestes recebeu mais unção do que a parte inferior. Há um ditado popular entre os fiéis de que hoje Deus não opera mais como antigamente, porque os crentes também não oram mais como os antigos crentes. Resumo: mais oração, mais poder; menos oração, menos poder.

d) Pense, se a unção foi derramada na cabeça, escorreu pela barba, pelas vestes, qual foi então a quantidade que chegou à orla (bainha)? Muito pouco. Se você fizer uma experiência e derramar um copo de água na sua cabeça, irá entender o que aqui se descreve. Embora a unção hoje seja muito rara, ela ainda continua chegando aos corações daqueles crentes que buscam a face do Deus todo poderoso continuamente e através dos tais Deus continua operando.

Hoje vivemos um tempo difícil, tempo de Filadélfia e de Laodicéia. Enquanto uns se arrastam para se manterem fiéis a Deus, outros se entregam as vaidades deste século e são dominados por ele. Acham que o material vale mais do que o espiritual (Ap 3.17-18). Lembre-se, não somos daqui, temos uma missão a cumprir e vamos cumpri-la em nome de Jesus (Hb 11.13 / Ap 2.7 / 2.17 / 3.21).


Pr.Bezaleel Campêlo
Bacharel e Pós em Teologia Bíblica