Ao longo da existência humana, o homem sempre quis conhecer a sua origem e propósito. Essa busca em sua grande maioria se deu de forma errada e ineficaz. Mas Deus pelo seu grande amor se revelou a humanidade, rasgando assim uma cortina de mistério, trazendo respostas as nossas indagações. O homem se desviou de seu propósito original. Mas Deus estendendo a mão nos trouxe a salvação pelo seu Filho.
1) A BÍBLIA SAGRADA.
Para conhecermos a Deus, primeiro temos de conhecer a Bíblia, pois é através dela que Ele se revelou à humanidade. O homem não descobriu Deus. Mas Ele se revelou a humanidade. Está escrito que a Bíblia ilumina o caminho para Deus. Salmos 119:105, diz: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho”. A Bíblia é alimento para a alma. Lucas 4:4, diz: “E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus”.
A Bíblia é uma coletânea de sessenta e seis livros escritos durante cerca de quarenta séculos. Durante esse período, homens inspirados por Deus escreveram esses livros sob a orientação divina. Em 2 Pedro 1:20-21, diz: “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”.
O Senhor é o autor da Bíblia Sagrada. Em Jeremias 1:12, está escrito: “E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir”. E em Isaías 34:16, diz: “Buscai no livro do SENHOR e lede; nenhuma dessas coisas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a sua própria boca o ordenou, e o seu espírito mesmo as ajuntará”. Alguém certa vez disse: “A Bíblia é Deus falando com o homem; é Deus falando através do homem; é Deus falando como homem; é Deus falando a favor do homem, mas é sempre Deus falando”.
Para podermos entender a Bíblia, temos de nela crer sem duvidar. Pois a dúvida impede a compreensão das Escrituras Sagradas. Temos de amá-la e valorizá-la. Os teólogos mais respeitados em todo o mundo consideram a Bíblia Sagrada como a legítima Palavra de Deus.
As Escrituras nos ensinam que a Palavra de Deus é viva. Em Hebreus 4:12, está escrito: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. Jesus é o “Verbo” de Deus e a mais pura essência da Palavra. Observe em João 1:1, que ele escreve a palavra “Verbo” com letra inicial maiúscula. Provando assim, que o Verbo ali descrito, é um ser. Continuando a leitura do capítulo, verá que o Verbo de Deus é Jesus, a Palavra encarnada. O filho de Deus que existia desde o princípio, encarnou-se e andou entre nós. Veja o que João diz no versículo 14 do mesmo capítulo: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. Esse foi, sem dúvida alguma, o maior evento na história da humanidade: Deus vivendo entre nós e culminando com a sua paixão na cruz! Aleluia.
2) QUEM É DEUS?
Deus é Espírito e também o Criador bendito de todas as coisas. Em João 4:24, diz: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. Em Gênesis 1:1, diz: “No princípio, criou Deus os céus e a terra”. Em Hebreus 11:3, está escrito: “Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”. Entenda, “todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. Isto está escrito em João 1:3. O apóstolo Paulo escreveu a igreja que estava em Roma, Romanos 11:36, o seguinte: “Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!”. Veja o grau da revelação em Colossenses 1:16: “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”.
Jesus estava desde o princípio com Deus. Ele é a própria vida, a vida emana dele. Na obra da criação descrita em Gênesis 1, quando Deus o Pai falava “haja”, Deus o Filho entrava em ação e fazia as coisas acontecerem. Por isso afirmamos que a Palavra de Deus é viva. Jesus declarou em João 6:63: “As palavras que eu vos disse são espírito e vida”. Dele emana a vida e o poder. Atos 17:28, diz: “porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos”.
Os atributos de DEUS revelam algumas de suas características que não são encontradas em nenhum outro ser. Somente um ser divino pode reunir todas estas características:
Ele é Soberano – Deus é o supremo Senhor, o verdadeiro dono de tudo.
Ele é Eterno – Sem princípio e sem fim. Sempre existiu e sempre existirá.
Ele é Onisciente – Sabe e conhece todas as coisas.
Ele é Onipresente – Está em todos os lugares ao mesmo tempo.
Ele é Onipotente – É o único que pode todas as coisas. Ele é todo poderoso. Não existe fraqueza alguma nele.
Ele é Imutável – Os céus e a terra passarão. Mas, as suas palavras não hão de passar. Deus não muda a sua Palavra através dos séculos. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. O seu caráter e a sua palavra são imutáveis. Pode confiar!
Deus é o “Criador” de todas as coisas, seja dentro ou fora desta dimensão, físico ou espiritual, são obras das suas poderosas mãos. Nada surgiu por acaso, tudo que existe foi planejado e criado por ele. Ele é o motor imovível apenas imaginado por Aristóteles, a causa que cria e sustenta todo o cosmo. Deus é o Lord Supremo.
3) A TRINDADE.
O nosso Deus é trino, ou seja, três em um. A Trindade é composta pelo o Pai, o Filho e o Espírito Santo. São três pessoas diferentes que juntas se completam. Em Efésios 4:4-6, está escrito: “Só existe um Deus, um só Senhor e uma só fé”. Definitivamente não existem três Deuses. Em João 10:30, Jesus disse: “Eu e o Pai somos um”. Também em João 14:9, outra vez disse: “quem vê a Mim vê o Pai”. Observe esta declaração que está em João 14:6: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”.
Segue alguns exemplos que te ajudarão a entender um pouco sobre a trindade divina:
O ouro: O ouro pode ser dividido em três partes iguais, que mesmo assim continuará sendo ouro. Serão três partes diferentes da mesma substância.
Veja agora outro exemplo: Em uma sala de aula cheia de alunos, quantas humanidades existem ali? Apenas uma, porém cada aluno é uma pessoa diferente.
Assim é a trindade divina, são seres, pessoas diferentes e que compartilham a mesma natureza. E não há ninguém além deles que compartilhe da mesma natureza.
Jeová é Deus – Em 2 Samuel 7:22, está escrito: “Portanto, grandioso és, ó Senhor JEOVÁ, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus, senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos.”
Jesus é Deus – Em Hebreus 1:8-9, diz: “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros.”
Em Filipenses 2:9-11, diz: “Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”.
O Espírito Santo é Deus – Está escrito em Jó 33:4: “O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida”. E em 1 Coríntios 2:11, também o seguinte: “Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus”.
Observe em Números 6:23-26, na bênção sacerdotal, que ali o pronome “Senhor” é mencionado três vezes. Observe: “Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes: O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz”.
Observe no 1º capítulo de Gênesis, que no versículo 2, fala do Espírito de Deus que se movia sobre a face das águas. No versículo 3, fala do Pai e da Palavra, e no versículo 26, aparece a forma plural: “façamos” o homem conforme a “nossa” imagem e semelhança”. Ali estava presente a trindade: o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo.
A grande polêmica em torno da “Trindade Divina” é somente porque a palavra “trindade” não está escrita na Bíblia. Mas não é porque ela não esteja escrita, que não esteja implícita na Bíblia. Acrescenta-se a tudo isso que a palavra trindade não era comum no tempo bíblico.
A primeira igreja, conhecida como igreja primitiva, a que é descrita no livro de Atos dos Apóstolos, não tinha qualquer dificuldade em associar o Espírito Santo a Deus e vice-versa. Há um relato que demonstra isso em Atos 5:1-10. Pedro diz que mentir ao Espírito Santo é mentir para Deus. Enfim, o Espírito Santo é Deus.
4) O AMOR DE DEUS.
A Bíblia nos ensina que Deus é amor, e que nos ama de forma incondicional. Nada do que façamos irá mudar o amor de Deus por nós. As nossas escolhas nos levam para perto ou para longe deste amor. Somos nós que decidimos nos entregar a este amor ou a rejeitá-lo. Mais do que um sentimento, o amor é uma decisão, e Deus decidiu nos amar incondicionalmente. Em 1 João 4:8, está escrito: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”. Em Efésios 3:19, Paulo diz que o amor divino é tão imenso, que “excede a todo o entendimento”. Porque se somos filhos de Deus, devemos aprender a amar a Deus e ao nosso semelhante. Se voltar para Deus, significa escolher um estilo de vida baseado no amor, sem culpas ou ressentimentos, pois é isto que Deus realiza em nós. Quando somos preenchidos por este amor, somos capazes de perdoar aquele que nos causa dor e sofrimento. Amar é respeitar, é considerar, é tratar o próximo como gostaria de ser tratado. O caminho do ódio só produz mais dor e sofrimento. O amor de Deus cura as feridas da alma e nos liberta do medo. O amor de Deus nos traz o perdão.
Quando aceitamos a Cristo, somos feitos nova criatura, gerados diretamente de Deus, possuindo uma nova natureza, não mais escrava do pecado.
Deus não é arrogante e não oferece o inferno a ninguém. Mas antes nos oferece o perdão e uma morada no céu. Ele nos deu o “livre-arbítrio”, que é o direito de escolha. Tudo depende da nossa escolha, ou escolhemos servir e desfrutarmos de uma íntima comunhão com Deus ou então seguimos com os nossos próprios pés para longe do Senhor.
O nosso Deus gosta de se relacionar com a sua criação. Gênesis 2:19, mostra que Deus procurava Adão diariamente no Éden para conversar. Em João 15:15, Jesus disse aos seus discípulos: “Já vos não chamarei servos, mas tenho-vos chamado amigos”. O Pai por tanto nos amar, enviou o seu Filho Jesus ao mundo. Deus é Pai daqueles que reconhecem os seus pecados e se rendem incondicionalmente a Jesus Cristo. Paulo escreve aos Gálatas 4:6, assim: “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba Pai”.
5) O CARÁTER DE DEUS.
Deus é justo, santo e fiel a sua Palavra. Ele não suporta o pecado. Mas ama o pecador. Todo o pecado é uma agressão contra Deus, pois o pecado é uma violação das leis de Deus. Quem deseja andar com Deus, precisa abandonar o pecado, ser radical contra o pecado, ter nojo do pecado, odiar o que Deus odeia e amar o que Deus ama, abrir mão da corrupção do mundo e permitir que o Espírito Santo mude o seu modo de viver e pensar. Em Colossenses 3:1-2, diz: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”. Deus prometeu que levará para si um povo santo, especial, zeloso e de boas obras (Confira em Tito 2:14).
Deus o pai, enviou o seu filho Jesus ao mundo para nos levar de volta para o lar celestial, perdoando toda a nossa dívida na cruz. Em João 3:16-17, está escrito: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”. Em João 1:11-12, também diz: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome”. Jesus veio em busca de todo o pecador arrependido, que queira uma nova oportunidade com Deus, não importa qual pecado tenha ele praticado. Veja o que as escrituras diz no livro de Lucas 19:10: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. E então fica um alerta para todos nós na carta aos Hebreus 2:3: “como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação”. Falaremos melhor sobre o pecado e o seu antídoto – o sangue de Jesus – na aula seguinte.
CONCLUSÃO:
O Deus Todo-Poderoso é real, o seu conhecimento é vastíssimo, e quanto mais avança a ciência, mais se revela que a natureza segue leis, que o universo não é um caos e que tudo tem um propósito definido. Salmos 19:1, diz: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”. Deus criou a natureza e suas leis regem a criação. Só nos resta então, pela fé, crer na Bíblia Sagrada quando fala sobre um Ser Supremo, e Criador de todas as coisas.
Enfim, o homem jamais compreenderá Deus em sua plenitude, pois a limitação humana é notória. O homem é como um copo e Deus o oceano. O que sabemos de Deus é apenas o que ele pela sua infinita bondade decidiu revelar. A revelação é gradativa, e passaremos a eternidade aprendendo sobre Deus e o seu poder. Como anseio por isso!
Em nossa próxima aula, a de número 2, falaremos sobre o pecado e a salvação.
Este curso de discipulado é gratuito e sem fins lucrativos. Possui um total de 12 aulas, que estão disponíveis para download em nossa página web. bezaleel.com.br.
O pastor Bezaleel Campêlo compilou e escreveu este texto para auxiliar novos crentes.
Então Semeie a Palavra de Deus. Seja um evangelista. Diga: Senhor, eis me aqui. Envia-me a mim.
Que o Espírito Santo desça sobre ti, e fale melhor ao teu coração. A paz do Senhor!
Central de Downloads
Baixe a postila em pdf, áudio e video.